PULGAS E CARRAPATOS EM CACHORROS E GATOS. TUDO QUE VOCÊ TEM QUE SABER E FAZER PARA ACABAR COM ELAS!

1) Um pouquinho sobre as pulgas: 

As pulgas são os parasitas mais comuns dos cachorros e gatos. Elas são insetos, não possuem asas, praticam saltos enormes e se alimentam do sangue de nossos pets domésticos.
Pulga ampliada ao microscópio. São insetos e não possuem asas.
Elas adoram o verão, pois é nessa época que temos umidade e calor (temperatura ideal para elas é de 21-26°C) e condições ideais pra proliferação.
Vivem em torno de 12 meses e, nesse tempo de vida, se reproduzem muito e deixam milhões de descendentes.

As pulgas adultas passam grande parte do tempo no cão e gato fazendo a postura dos ovos e estes ovos irão cair no ambiente: no seu tapete, no sofá da sua sala, na sua cama (caso eles durmam com você), na caminha do Pet, no tapetinho deles e em todos os outros locais que o animal doméstico frequentar. Então, caso você faça apenas o controle no animal com medicamento (pipeta, spray, medicamento oral ou outras apresentações) não irã adiantar, pois é muito importante, talvez o mais importante, o controle no ambiente (sua casa), pois é lá que ficam os ovos.

1.1) Como saber se meu cachorro ou gato estão com pulga?: 

Olhe nos locais mais comuns que elas aparecerem: barriga, base da cauda, cabeça e também áreas com pelagem rarefeita (pouca pelagem). Nestes últimos é mais fácil encontrá-las.
Quando um pet tem pulga iremos encontrar as "fezes ou cocozinhos de pulgas" e seus ovos. É muito fácil identificá-los! Os primeiros são pequenos pontinhos pretos ("bolinhas pretas") que em contato com água tem cor de sangue. Já os segundo são pequenos pontinhos brancos espalhados pela pelagem.
Fezes de pulga ("bolinhas pretas") em pelagem de gato.

1.2) Quais doenças as pulgas transmitem?: 

Dependendo do grau de infestação do pet nós podemos ver sinais mais graves, como: vermelhidão, casquinhas grossas, falta intensa de pelo, aumentos de volume, coceira e quando o animal mordisca muito a região.

Alguns pets domésticos podem ter a famosa doença Dermatite Alérgica a Picada de Pulga ou DAPP. Uma única picadinha de pulga pode desencadear uma reação alérgica gigantesca (generalizada), o que causa incômodo muito grande pro Pet.
Além disso, as pulgas também podem causar parasitoses (vermes) internos. Esse verme se chama Dipylidium.
Por esse e outros motivos sempre indicamos a vermifugação regular no seu peludo.
O Dipylidium parece com a Tênia humana que, por sua vez, é transmitida para nós através da ingestão de carne de vaca ou porco mal passada. Pode causar doenças graves na gente e, inclusive, ir pro cérebro humano.

Por fim, as pulgas também podem transmitir a bactéria Haemobartonela, causadora da Hemobartolenose nos animais domésticos.

2) Um pouquinho sobre os carrapatos: 

Registros fósseis afirmam que eles estão em nosso planeta por pelo menos 90 milhões de anos e existem pelo menos 800 tipos diferentes. No entanto, o carrapato que mais afeta os cachorros e gatos é o Rhipicephalus sanguineus.
Carrapato da espécie Rhipicephalus sangineus: espécie mais comum nos animais domésticos.
Este tem distribuição mundial e parasitam qualquer ser que tenha sangue incluindo nós, humanos. O carrapato adulto pode ficar sem se alimentar de 60-220 dias e as larvas até 60 dias.
Lembrando que carrapatos é raro em gatos, mas os felinos podem ter.

2.1) O ciclo de vida do carrapato: 

O Rhipicephalus sanguineus, principal carrapato de cachorros, não fica indo atrás do cachorro ou do gato em seu ciclo, e sim o contrário. O carrapato permanece em uma posição estratégica e quando o pet passar perto ele "agarra" a pelagem e começa a se alimentar. Tal posição estratégica seria em locais ou utensilhos nos quais o pet doméstico mais fica ou tem. Por exemplo: caminhas, sofá, rejuntes, chapiscos, rachaduras, buraco de tijolo, frestas de portas e outros locais. Todos estes locais são sempre escuros, escondidos e frescos.
Carrapato esperando a passagem do cachorro ou do gato.

Um exemplo prático e do cotidiano de como um cão pega um carrapato seria em um gramado. Neste local, o parasita sobe na ponta de uma grama e espera a passagem do cachorro ou do gato.
Quando eles passam, ele agarra a pelagem e inicia-se o processo de alimentação pelo sangue do hospedeiro. Mas, Zoo Médica 24 Horas, como o carrapato sabe que o pet está passando perto deles? Na ponta das patas do carrapato há sensores que detectam quando o animal está chegando perto.
Quando ele sobe em nossos Pets, ocorre a escolha do melhor local para fixação. Local este em que os animaizinhos não terão como se livrar do parasita, como: orelha, entre os dedos, axilas, virilhas e outras regiões. Nestes locais ele inicia o processo de alimentação (abre, corta a pele, se fixa e começa a "chupar sangue"). Neste ato em que há liberação de parasitas através da saliva do carrapato, como: babesiose, erliquiose, borrelia, febre maculosa, vírus e protozoários.

Os machos não dobram de tamanho como as fêmeas. Eles só estão ali para emprenhá-las. Já as fêmeas, precisam aumentar de tamanho (algumas chegam a aumentar cerca de 200 vezes), pois necessitam nutrir cerca de 1.000-3.000 ovos.
Depois de ingurgitadas elas se desprendem do pet e fazem a postura dos ovos ("parir os ovos") em um local dos citados anteriormente (próximo ao animal doméstico para que ao nascer os filhotes possam se alimentar). Após a postura a fêmea morre.

Quando o ovo eclode este vira larva, depois ninfa e, por último, adulto. Em todas essas fases o carrapato sobe e desce no animal para se alimentar.
Tudo isso que descrevemos tem a duração de um mês, ou seja, é muito carrapato para pouco cachorro e gato. Por isso temos que combatê-los frequentemente.
Fases do ciclo do carrapato: Ovos, larvas, ninfa e adultos. Diferença entre carrapato macho e fêmea.

2.2) Quais doenças os carrapatos transmitem: 

Eles transmitem as famosas doenças do carrapato ou Hemopatasitoses (nome técnico). Dentre elas, podemos citar: Erliquiose, babesiose, borreliose e febre maculosa.
Existem estudos falando também que, além de transmitir a doença do carrapato, eles também transmitem leishmaniose. No entanto, ainda não há nenhuma confirmação sobre tal fato.

3) Como acabar com as pulgas e carrapatos do meu cachorro ou gato?: 

A informação mais importante que devemos saber para acabar com pulgas e carrapatos é que 95% deles estão no ambiente em forma de ovo, larva e ninfa. Os 5% restantes são os adultos.

3.1) Utilização de medicamentos: 

A primeira coisa que você deve fazer no seu pet é utilizar medicamentos.
Nunca utilize medicamento de cão em gato e vice versa. Outro cuidado é com a dose a ser administrada, pois doses exageradas podem intoxicar seu bichinho e doses pequenas não matam as pulgas. Sendo assim, aconselhamos comprar o adequado e seguir sempre a recomendação do seu médico (a) veterinário (a) de confiança.

Não existe um produto bom para todo animal. O que existe seria produto de acordo com a rotina da família, passeios que o cão ou gato fazem, quantidade de animais a serem medicados, idade, outras doenças que o animal possa ter e até o próprio tutor (a).
No mercado existem inúmeras apresentações de pulicidas e carrapaticidas (medicamentos que matam as pulgas e carrapatos): pipetas, spray, comprimidos, coleiras, em pó, curta duração, longa duração e até média duração. Tudo isso deve ser analisado pelo (a) veterinário (a) para tomar a melhor decisão pro bem do seu peludinho.

3.2) Banhos regulares: 

A segunda coisa que você pode fazer com seu pet para se livrar das pulgas e carrapatos é dar um banho regular! Esse banho não é nenhum banho especial. É banho normal mesmo! Nada de xampú ou sabonete terapêutico!
Quando você da banho a espuma deixa as pulgas tontas, mas não mortas! Com isso, você pode retirá-las através de um pente fino pra cachorro e gato e depois matá-las. Aproveite para focar nas regiões mais acometidas, como: ao redor do ânos, base da calda e base da orelha.

3.3) Escovação com pente fino: 

Se você toda semana escovar a pelagem do seu pet com pente fino, você irá retirar ovos, fezes e pulgas, o que controla um pouco a infestação.
Pente fino utilizado em cachorros e gatos. Ele funciona, principalmente, para pulgas.

3.4) Aspirar a casa regularmente: 

Como já dito anteriormente, o maior cuidado a ser feito para controlar as pulgas e carrapatos em casa é no ambiente: Dentro da casa, quintal, varanda e não somente no Pet.
Então, uma coisa que você deve e tem que fazer é aspirar sua casa regularmente (ao menos uma vez por semana). Isso é o que realmente vai controlar as pulgas e carrapatos dentro da sua casa.
De todos os métodos citados por nós, a aspiração regular da casa ou apartamento é de longe o melhor método para acabar co pulgas e carrapatos do ambiente e do animal.

3.4.1) Onde devo aspirar?: 

Tudo! Toda a casa deve ser aspirada: Cantinhos, piso, rodapés, embaixo dos móveis (retire os móveis do lugar), tapete, sofá e, por último e não menos importante, o cantinho do pet! Que são as caminhas, comedouros, bebedouros, tapetes higiênicos, escovas, toalhas e todos os outros utensílios do pet.

Uma dica da Zoo Médica: Sempre troque ou jogue fora o saco do aspirador de pó após aspirar todo o ambiente. Isso, pois as pulgas não estão mortas! Você simplesmente transferiu elas de ambiente: do local onde elas estavam (sua casa) pro saco do aspirador de pó.

Ambiente de taco e carpete são extremamente desafiadores, assim como gramados ou quintais muito grandes. Redobre o cuidado e aspiração com esse tipo de ambiente ou até mesmo faça dedetização com produtos específicos (Butox ou K-Othrine, por exemplo) utilizando um pulverizador. Se a situação foi mais complicada que isso, contrate uma empresa de sua confiança especializada em dedetização!
Nunca utilize esses dois produtos no Pet. Ambos foram feitos para serem utilizados no ambiente!! Ele é tóxico e nós, do Hospital Zoo Médica 24 Horas, atendemos casos de intoxicação regularmente pelo uso errado desses produtos.
Lembrando que o seu pet não deve estar em casa no momento da dedetização!

3.5) Lavar roupas de cama, tapetes, caminhas, roupinhas e outros utensílios do pet semanalmente: 

Quando você faz isso o número de ovos é reduzido e também impede que novas pulgas surjam.

3.6) Utilizar produtos no ambiente e retirar matéria orgânica: 

Após a aspiração utilize óleo de neem (repelente e impedem que as pulgas sobrevivam e ficam no ambiente). Utilize também spray de citronela.
Outros dois produtos são butox e k-othrine, já citados anteriormente.

Pra quem mora em casa ou apartamento com cobertura ou terraço é importante deixar sem folhas secas, lixos, restos de plantas ou frutas e outras coisas mais. Retire tudo e mais um pouco, pois esses substratos fazem com que as pulgas fiquem e morem e faça posturas dos ovos nos locais onde tem tais substratos.
Retire toda e qualquer matérias orgânica do ambiente.

3.7) Testar os produtos antes de utilizar: 

Sempre teste os produtos nos cães e gatos antes de aplicar totalmente o conteúdo do mesmo para ver se eles terão reação alérgica.

Um exemplo prático disso seria as mulheres no salão de beleza afim de escolher uma cor de tinta a ser utilizado. Antes de bater o martelo e escolher a cor, elas testam com uma mecha de cabelo e, caso gostem do resultado, pintam todo o cabelo com a mesma cor.
Sendo assim, passe um pouquinho do produto no seu pet e espere 24 horas para ver se ele terá alguma reação. Se não tiver: está liberado o uso. Caso contrário: não utilize o produto e procure um médico (a) veterinário (a) para recomendar um produto com princípio ativo (substância que faz o efeito que desejamos) e veículo (substância que transporta o princípio ativo) diferente.

Vocês viram que não é fácil controlar pulga e carrapato no pet e no ambiente. Isso exige bastante dedicação e comprometimento!
Mas para ter o amor e carinho desses nossos pequenos (filhos) vale a pena, não é?
Lembrando que seu pet tem que sair, passear e ir para rua. Não prive ele disso e sim faça o controle de pulgas e carrapatos caso ele pegue.

Espero que vocês tenham gostado das nossas dicas e siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Google e fique por dentro de todas as nossas novidades!
Um beijo bem grande de toda equipe Zoo Médica a você e seu Pet! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO ESCOLHER A MELHOR RAÇÃO PRO MEU CACHORRO OU PRO MEU GATO?

AVES ARRANCANDO AS PRÓPRIAS PENAS. SAIBA TUDO SOBRE ESSE COMPORTAMENTO. É COMUM?