COMO ESCOLHER A MELHOR RAÇÃO PRO MEU CACHORRO OU PRO MEU GATO?

No artigo de hoje, a Zoo Médica irá ajudar vocês a escolherem a melhor ração pro seu animalzinho.
Sabemos como é difícil entrar em um pet shop, ver uma "parede de ração" e não saber qual delas levar.
Então fica com a gente nesse artigo que iremos esclarecer inúmeras dúvidas
Dúvida comum quando vemos uma pilha de ração no pet shop: Qual ração é a melhor pro cachorro ou pro meu gato?
Não esqueçam de compartilhar essa matéria com seus amigos que também tem dificuldade em escolher uma ração!

A alimentação é de extrema importância para a vida dos animais. É através dela que eles mantém todas as células, tecidos, órgãos e sistemas internos funcionando. Além disso, ela proporciona um brilho perfeito do pelo, saúde para pele e proporciona imunidade.

O artigo foi feito de modo passo a passo (Check List) para você seguir!

Então papel e caneta na mão e vamos a lista de como escolher a ração!


1) Como escolher a melhor ração para cães e gatos?


Na hora de escolher a melhor ração pro nosso Pet, precisamos pesar alguns pontos importantes. São eles, em ordem de check list: composição da ração e níveis de garantia, nivelamento da ração, idade
do cachorro ou gato, porte do animal, preço, sabor da ração e saúde ou necessidades especiais dos animais de estimação.

É claro que o seu veterinário de confiança pode e deve te ajudar nessa escolha!

Quer saber também como escolher também o melhor petisco? Então clique aqui e saiba mais!

1.1) Composição das rações e níveis de garantia: 

A composição representa os ingredientes presentes no produto, por exemplo: Farinha de carne e ossos, óleo de peixe, polpa de beterraba, BHA, BHT, vitamina A, vitamina E, ovo desidratado e assim por diante.
Embalagem da ração mostrando a sua composição. A ordem da descrição é importante, pois nos mostra qual ingrediente é mais abundante no produto. Nesse exemplo o ingrediente de maior quantidade é a farinha de visceras de frango e o de menor é o sulfato de zinco.
Já os níveis de garantia representam a quantidade, em porcentagem, dos ingredientes anteriores presente no produto: proteína, extrato etéreo (gordura), matéria mineral (sais minerais) e matéria fibrosa (fibra alimentar).

É importante analisarmos os níveis de garantia, pois os elementos mais importantes são: proteína, extrato etéreo, matéria mineral e matéria fibrosa. Por esse motivo necessitamos saber a quantidade de cada um desses elementos para saber se há exagero ou não dos mesmos na ração.
Níveis de garantia da ração. Perceba que não há informação sobre a quantidade de carboidrato. Para isso, devemos calculá-lo: Quantidade carboidrato = 100% - 10% umidade - 31% proteína bruta - 13% extrato etéreo - 3,5% matéria fibrosa - 7% matéria mineral. Quantidade de carboidrato seria então 35,5%. Bom dizer que esses níveis de garantia não representam a ração mostrada no exemplo acima.
Mais importante que analisar níveis de garantia seria analisar a composição das rações. É ela que define se a ração é boa ou não, pois saber os ingredientes, ou seja, a origem (matéria prima) dos níveis de garantia, é de extrema valia pro organismo do pet, pois nos da digestibilidade dos alimentos (o quanto deles irão ser digeridos). Porém, as duas informações são complementares.

Por exemplo: Se estivermos na dúvida entre duas rações. A primeira com 25% de proteína e a segunda com 30%. Qual nós levaríamos? Naturalmente seria a segunda. Porém, e se eu te contar que a segunda é feita de farinha de penas? Sim! É farinha de penas mesmo, pois as penas tem proteínas. Não adianta nada a ração ter um nível de proteína maior e a mesma ter composição inferior. A farinha de penas tem uma péssima digestibilidade (o intestino do animal não digere muito bem) e é praticamente toda eliminada, ou seja, muita parte desse ingrediente não é aproveitado pelo organismo e é eliminado através das fezes.

Existem alguns palatabilizantes e corantes que são artificiais, como: corante amarelo, vermelho e outros. Estes causam danos a saúde do animal de estimação.
Fujam de ingredientes assim. BHA e BHT também não são bons. São conservantes artificiais.

1.1.1) Proteína: 


Na natureza, originalmente, os animais comiam outros animais. Por esse motivo, é muito importante analisarmos a proteína da ração: quantidade e origem.

Dê preferência as rações que possuem variedades de proteínas, como: Farinha de carne, farinha de visceras, farinha de torresmo, farinha de peixe, ovo desidratado e outras de origem animal. Isso é muito positivo.

Quando uma ração tem pouca variedade de proteína, tem subprodutos das mesmas (subproduto de frango, por exemplo), tem proteína de origem vegetal (farelo de soja, por exemplo) ou restos de animais não são boas fontes proteicas como as citadas anteriormente.

1.1.2) Relação Proteína e Gordura X Relação Matéria Fibrosa e Matéria Mineral: 

As melhores rações do mercado são aquelas que possuem alta porcentagem de proteína e gordura e baixa quantidade de matéria fibrosa e mineral. O contrário seria uma ração de má qualidade. Sendo assim, quanto maior a discrepância dessa relação, melhor!
Veja que essa ração parece ser de boa qualidade ao analisarmos os níveis de garantia. Relação Proteína Bruta + Extrato Etéreo = 44% X Relaçao Matéria Fibrosa + Matéria Mineral = 10,5%. Essa é uma ótima relação e mostra a qualidade do produto. Porém, não podemos afirmar exatamente sobre a qualidade, pois não sabemos a composição (matéria prima).
1.2) Nivelamento da ração:

Representa a categorização das rações. Com as informações anteriores sobre níveis de garantia e ingredientes você consegue categorizá-las.
São elas: Naturais, super premium, premium especial, premium e standard.

Tem dúvidas de como cortar a unha do seu amigo? Clique aqui e saiba mais!

1.2.1) Rações Naturais para cachorro e gatos: 

Não possuem transgênicos, corantes e nem conservantes artificiais em sua composição. Apesar disso, nem sempre é a melhor ração. Devemos analisar o que foi dito anteriormente nesse artigo para melhor avaliação.
Possuem ingredientes superiores.
Algumas rações naturais possuem embalagens feitas de modo reciclado com essa imagem e com a mensagem: "I'm green".

1.2.2) Rações super premium para cachorros e gatos: 


Não possuem corantes e todas tem ingredientes superiores e de alta qualidade.
Geralmente são as melhores do mercado. Porém, algumas naturais ultrapassam a qualidade da mesma. Por isso é importante analisar níveis de garantia e composição de nutrientes como ensinamos anteriormente.


1.2.3) Rações premium especiais para cachorros e gatos:


Possuem ingredientes de boa qualidade, em geral não possuem corantes e é o melhor custo benefício pro seu cão o gato.


1.2.4) Rações premium:


São as rações de nível intermediário. Geralmente utilizam ingredientes não muito nobres na composição. Os mesmos possuem digestibilidade mediana.


1.2.5) Rações Standard (Combate) para cachorros e gatos:


Esse tipo de ração nossos médicos não indicam. São as famosas rações de combate para cães e gatos.
São rações de baixa qualidade e digestibilidade. Consequentemente, o pet não estará bem nutrido. Apesar disso, o preço da mesma é excelente e super acessível!
Comparação entre o nivelamento das rações.
1.3) Idade do cachorro ou gato:

A primeira coisa a ser observada seria a idade do cachorro ou do gato. Qual a idade do seu pet?

No mercado existem rações para filhotes, adultos e idosos. Essa diferença se dá devido a fase da vida do animal. Um filhote, por exemplo, necessita de muito mais energia que um animal adulto. Além disso, o filhote necessita de mais proteína e cálcio, pois está em fase de crescimento. Por outro lado, um pet mais velho, necessita de muito menos energia, pois naturalmente é mais sedentário.

Podemos concluir, então, que existem diferentes rações para cachorros e gatos e cada uma completa e balanceada de acordo com a fase da vida do animal.


1.4) Porte do animal:


Existem também rações para cachorros mini, pequeno, médio, grande, de porte gigante e de todos os portes. Já pensando em nossos gatinhos a ração é padronizada, ou seja, tem o mesmo tamanho.
Escolha a correta de acordo com o porte do seu pet!

A diferença, além do tamanho do grão, sendo o mesmo menor em raças menores e maior nas grandes, seria alguns componentes que são importantes para raças pequenas e outros para as grandes.
Exemplo: em geral, nas melhores rações do mercado, as raças pequenas possuem substâncias que reduzem a quantidade de formação de tártaro devido a distância entre os dentes ser muito pequena (substância chamada de Hexametafosfato de sódio) e as grandes possuem protetores articulares devido ao peso (condroitina e glicosamina).
Existem diferentes rações para cada porte e idade do animal.

1.5) Preço:


Não adianta nada nós passarmos por todo os processos anteriores e, ao ver o preço da ração escolhida, não levarmos.
Por esse motivo, é importante analisarmos o preço e ver qual se enquadra melhor em nosso orçamento.

Uma coisa é certa: geralmente quanto mais cara a ração melhor é sua qualidade. Raras exceções são as rações de marca, pois possuem isso a seu favor e eleva o valor das mesmas e, em algumas comparações, até perdem pra alguma um pouco mais baratas, mas que não muito famosas.
Outra coisa certa: As melhores rações em termos de custo x benefício são as da categoria premium especial ou premium.

1.6) Sabor da ração:


A ração, sendo um alimento completo, possui vários componentes dando sabor e textura ao grão. No entanto, como os animais domésticos tem a origem carnívora, olhamos o sabor pela fonte de proteína animal utilizada.
São eles: Frango (o sabor mais abundante e mais barato), carne, cordeiro e salmão ou peixe.

Devemos optar sempre pelos sabores que o animal mais gosta. Geralmente eles preferem as rações de sabor carne.
Como saber o sabor preferido do seu pet? Testando! Já que nossos amigos não falam!

1.7) Saúde do pet ou ração para necessidades especiais (rações de prescrição):


Muitas rações são indicadas por veterinários devido a problemas de saúde que o animal apresenta. Alguns problemas em que necessitamos de rações especiais são: diarreia contínua, cálculos (pedras) na bexiga, problemas de coração, problemas no fígado, obesidade, diabetes, alergia alimentar, problemas de pele e outros mais.
Por esse motivo, as mesmas devem ser escolhidas independente da nossa análise. O lado positivo, seria que todas essas rações de tratamento sempre serão de qualidade, ou seja, terão ótimos níveis de garantia e também excelentes ingredientes.
Rações de prescrição devem ser dadas aos pets independentes de nossas escolhas.
Algumas das rações que iremos explicar a seguir podem ser utilizadas por longos períodos ou até por toda a vida do animal!

1.7.1) Ração para cachorros e gatos com vômito e diarreia:


É a ração chamada gastro intestinal.
Esse alimento é indicado para cães e gatos com dificuldades digestivas e de absorção de nutrientes pelo intestino. Também é indicada para problemas no pâncreas.
Outras indicações dela seria para os pets que passaram por cirurgias gastro intestinais, para evitar doenças como a torção gástrica em cachorros, pois reduz a quantidade ingerida pelos cães.

Tem alta digestibilidade devido a qualidade dos ingredientes, prebióticos e fibras que favorecem a saúde do intestino e enriquecidas com vitaminas e sais minerais para recuperação dos quadros de diarreias em cachorros e gatos. Possuem também ácidos graxos que ajudam a desinflamar o intestino de modo natural.


1.7.2) Ração para Crescimento e convalescênça:


Indicado para pets em crescimento (filhotes), adultos em recuperação nutricional (que está magro ou acabou de se recuperar de uma doença), pets em convalescênça e fêmeas em gestação ou lactação.

Possui mais quilocalorias por quilograma do produto, proteínas selecionadas com alto valor biológico (nobres e com alta digestão), altamente digestivo devido a qualidade da matéria prima e proporciona maior saúde muscular por possuir um aminoácido chamado L-Carnitina.


1.7.3) Ração para controlar Obesidade e diabetes:


Indicada para pets obesos (que precisam emagrecer e reduzir o excesso de peso corporal) e com diabetes mellitus.
Gatos obesos tem predisposição a apresentar diabetes mellitus.
Tem baixo teor calórico (baixa gordura, mas possui elevada quantidade de ácidos graxos essenciais (ômegas)), tem bastante fibra (contribui para o animal ficar "satisfeito" e comer menos e ajuda também na diabetes diminuindo o pico de açúcar no sangue), tem anti oxidantes (ajudam a saúde da célula), possui proteínas de alta qualidade (ajuda a musculatura e facilita a utilização de gordura nos músculos (possui L-Carnitina)), enriquecida com arginina (estimula o pâncreas a secretar insulina) e isso favorece a perda de peso. Além disso, tem baixo teor de carboidratos e amido e os que são utilizados possuem digestão e assimilação (absorção) lenta pelo corpo, o que ajuda no tratamento de diabetes.

No mercado essas rações podem se apresentar juntas ou separadas. Exemplo: Obesidade e diabetes (juntas), obesidade (separada) e diabetes (separada).

1.7.4) Ração para evitar problemas de fígado:

É a ração hepática.

Indicada para animais com problema ou insuficiência do fígado de modo crônico.
Possui baixo teor de cobre (diminui os efeitos tóxicos sobre as células do fígado), tem carboidratos e ingredientes de alta qualidade (proporcionando maior saúde do órgão e também alta digestão e minimiza diarreias), anti oxidantes (reduz o estresse celular), moduladores de imunidade (por possuir ômegas 3: EPA e DHA).

1.7.5) Ração hipoalergênica:


Indicada para auxiliar na recuperação e diminuir alergias (problemas de pele) ou intolerâncias alimentares (causa vômitos e diarreias), pois algumas vezes nossos animais podem ser alérgicos ou sensíveis a proteína ou resíduos das rações comuns. Desse modo, é uma ração que hidrolisa (quebra) as proteínas em partes menores para o corpo do animal não estranhar.

Possui alta digestão (ótimos ingredientes), reduz inflamação da pele e intestino (por possuir os ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA) e reforça a barreira da pele (além dos ácidos ômega 3 tem também o 6 que, balanceado com o 3 e associado ao zinco, fortifica a barreira da pele).

1.7.6) Ração Ultra Hipoalergênica:


Mais pura que a hipoalergênica citada anteriormente e possui as mesmas indicações, porém, tem maior eficácia por ser ultra hidrolisada (proteína últra quebrada).

Possui alta digestão (ótimos ingredientes), reduz inflamação da pele e intestino (por possuir os ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA), reforça a barreira da pele (além dos ácidos ômega 3 tem também o 6 que, balanceado com o 3 e associado ao zinco, fortifica a barreira da pele), tem anti oxidante que reduz o estresse da pele e possui apenas proteína de peixe que é ultra quebrada (gerante ainda menos intolerância e alergia que a hipoalergênica.


Cachorro se coçando: pode ser pulga, carrapato ou sarna. No entanto, pode ser alergia alimentar.
1.7.7) Ração para problemas urinários causado por pedras:

É a ração urinária.
Indicado para cães e gatos com distúrbios urinários provocados por pedras na bexiga e também em outros órgãos do sistema urinário. Usado também em animais com predisposição a formação de pedras.

 Existem diferentes tipos de pedras e, consequentemente, diferentes tipos de rações urinárias: ração urinária estruvita (para dissolver cálculos (pedras) de estruvita) e ração urinária de oxalato (para dissolver cálculos de oxalato, cistina e uratos).


 A ração urinária estruvita tem baixo teor de fósforo para formar menos cálculos (pedras), baixo teor de magnésio para formar menos cristais na urina, menor quantidade de proteína (evita formação de ureia e protege os rins e outros órgãos do sistema urinário). Além disso, a ração diminui o pH da urina e ajuda bastante a não formar a pedra do tipo estruvita (por possuir sulfato de cálcio). Todos esse elementos juntos proporcionam um ambiente desfavorável para formação dessas pedras que atrapalham tanto os animais. Possui também ácidos graxos da família ômega 3 como anti inflamatórios naturais e tem complexo anti oxidante para saúde das células.


 Já a ração urinária oxalato tem baixo teor de cálcio, redução de ácidos nucleicos (reduz formação de cálculo de urato), menor quantidade de proteína (evita formação de ureia e protege os rins e outros órgãos do sistema urinário). Além disso, a ração aumenta o pH da urina e ajuda bastante a não formar as pedras do tipo oxalato, cistina e urato (por possuir citrato de potássio). Todos esse elementos juntos proporcionam um ambiente desfavorável para formação dessas pedras que atrapalham tanto os animais.
Cálculo em cachorros ou gatos. Quando atinge esse tamanho fica impossível dissolver com a ração. O indicado seria a cirurgia para remoção da pedra e depois dieta com a ração para evitar novas formações de cálculos.
1.7.8) Ração para problemas de rins:

É a ração renal.

Indicada para cães e gatos com problemas renais agudos ou crônicos (insuficiência renal aguda ou crônica).
Ajuda a controlar a hipertensão (pressão alta) dos pets. Utilizada também em cães e gatos com leishmaniose.
Possui baixos níveis de proteínas (reduz a retenção de catabólitos nitrogenados), sódio e fósforo, pois todos esses nutrientes altos na ração podem complicar a doença dos rins. Apesar disso, as proteínas são altamente selecionadas. Possui ácidos graxos ômega 3 (anti inflamatório para os rins e também melhora sua função). Tem também L-Carnitina que ajuda na saúde e manutenção do músculo. Favorece a função renal (por possuir ômegas e anti oxidantes naturais como vitamina E, C e luteína).

1.7.9) Ração para problemas cardíacos:


É a ração cardíaca.

Indicada para cães com problemas cardíacos (insuficiência cardíaca).
Possui níveis controlados de sódio e potássio, ajuda na saúde do coração (tem taurina e L-Carnitina), rico em ômegas 3 (anti inflamatórios naturais) e possuem complexo anti oxidantes.

1.7.10) Ração para cachorros e gatos com peles sensíveis:


Indicada para pets com pele sensível ou para raças que tendem a ter problemas de pele.

Ótimo para ajudar no tratamento de dermatites e em quedas de pelos exageradas.

1.7.11) Ração light ou para animais castrados:


Indicada para animais e raças que tendem ao sobrepeso.

Lembrando que para os obesos a indicada é a terapêutica de obesidade citada acima.
Labrador e Pug são raças que tendem a ter sobrepeso. Raças que são predispostas ao ganho de peso podem utilizar a ração light por toda a vida.
1.7.12) Ração raças específicas:

Existem rações no mercado que são específicas para a raça do seu cão ou gato.

Alguns exemplos: Shih Tzu, Lhasa Apso, Maltês, Golden Retriever, Pug, Persa e muitos outros.
São rações que tendem a cuidar de particularidades da raça. Exemplo: A ração de Yorkshire cuida muito da pele e da pelagem devido a exuberância da mesma. Já a ração específica para Pug tem croquete adaptado para a mordedura do animal.


2) Dica infalível para análise da qualidade da ração em casa (após você escolher no pet shop):


Depois de passar por todo esse nosso check list de análise de ração, comprar e levar para casa, agora é importante você observar se seu pet irá se adaptar com a mesma e também analisar a qualidade dela na prática.

A melhor e mais fácil dica de todas seria analisar o tipo de fezes do seu cachorro ou gato. Quando um animal alimenta-se de uma ração de baixa qualidade ele faz muito cocô e o mesmo não tem forma de fezes. Fica como se fosse um amontoado sem forma definida.
Resumindo: se o volume de ração na tigelinha de comida que o Pet comer sair o mesmo volume das fezes significa que a ração é ruim. Podemos concluir isso, pois parte do alimento que o animal comer será absorvido pelo corpo e outra parte não utilizada ou não digerida será liberada como fezes.
Se o volume ingerido e excretado for o mesmo significa que a ração não foi digerida e o corpo excretou praticamente ela toda, ou seja, a ração é péssima e toda ela não foi aproveitada.
O contrário desse pensamento é verdadeiro para avaliar rações de boa qualidade.
Figura mostrando os tipos de fezes de cachorros. As fezes 2 e 3 nos mostra má qualidade da ração. Por outro lado, as fezes 4 a ração que o cão se alimenta é de ótima qualidade.


 3) Melhor conteúdo (informação) sobre ração:


Todas as informações que você precisa saber para escolher o alimento pro seu pet estão no verso da embalagem da ração.
Por isso, não se desespere e a próxima vez que for ao pet shop veja o verso de diferentes categorias de rações para cachorros e gatos e siga o check list do nosso blog!
O verso da embalagem da ração tem todas as informações que necessitamos pra chegar a conclusão e qual alimento utilizar.

Qualquer dúvida é só comentar aqui embaixo!

Não esqueça de compartilhar este conteúdo e ajudar muitas pessoas a escolher o melhor alimento pro seu pet!

Comentários

  1. Vocês teriam uma sugestão de ração na faixa dos 110 a 130 reais 10kg para gatos castrados? Dou a origins, mas vi um comentário recente de que ela poderia não ser tão boa, reparei também que meus gatos bebem mais água desde que comecei a utilizá-la. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isadora!
      Tudo bem?
      A origens é uma ração premium especial. Te indico a naturalis da total alimentos. Ela tem a mesma categoria da origens (Premium Especial), maior teor de proteínas (34% X 31%) e também tem menor quantidade de carboidrato, o que é ótimo, pois os felinos são carnívoros estrítos. Além disso, a origens tem conservantes artificiais (BHA e BHT) e a naturalis não tem. O teor de taurina da naturalis também é melhor (1.300 mg X 1.000 mg), sendo que ela é essencial para os gatos.
      Vou te passar o link da naturalis para você entender mais sobre a ração: https://www.zoomedica24horas.com.br/cachorro/racao-naturalis-gatos-castrados-frango-e-peru--p

      Com ela seu gatinho estará bem alimentado!

      Mais dúvidas entre em contato conosco via WhatsApp: 31 3476 6230.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PULGAS E CARRAPATOS EM CACHORROS E GATOS. TUDO QUE VOCÊ TEM QUE SABER E FAZER PARA ACABAR COM ELAS!

AVES ARRANCANDO AS PRÓPRIAS PENAS. SAIBA TUDO SOBRE ESSE COMPORTAMENTO. É COMUM?