DIETAS VEGETARIANAS E/OU VEGANAS PARA CACHORROS E GATOS

Dietas Vegetarianas e/ou Veganas para Cachorros e gatos:

Hoje iremos aprender o por que não devemos dar ou fazer dietas vegetarianas e/ou veganas para cachorros e gatos e as consequência dessa dieta nos Pets caso a mesma seja instituida. Não é recomendado que cães e gatos sejam alimentados dessa maneira. Você sabia? Digo isso, pois essa dieta está na moda nos dias atuais.

1) Qual o motivo não devemos fazer Dietas Vegetarianas e/ou Veganas para Cachorros e Gatos?:

Por que eles não se desenvolveram e evoluíram dessa maneira, ou seja, não nasceram para receber esse tipo de dieta. Sendo assim, dietas vegetarianas e/ou veganas para cachorros e gatos são estranhas para o organismo das duas espécies. Cachorros são carnívoros oportunistas (tem o mesmo nome científico dos lobos, ou seja, tem a mesma espécie deles: Canis lupus familiares). Eles descendem de lobos (partilham cerca de 99,9% do DNA mitocondrital e podem gerar descendentes férteis caso cruzem um com o outro). Já os gatos são carnívoros obrigatórios e descendem do Felis Silvestres catus.

A domesticação dos gatos não alterou a sua fisiologia e metabolismo de carnívoros estritos. Eles continuam com limitações para digestão e assimilação de inúmeros elementos de origem vegetal.

Os vegetais e legumes possuem muito amido. O amido é a fonte energética do vegetal. Cachorros e gatos que recebem dieta vegetariana e/ou vegana possui principalmente essa fonte de energia proveniente da dieta. É bom dizer que cães digerem amido melhor que lobos, mas ainda de forma limitada (isso aconteceu para sobrevivência do cão devido a nossa agricultura. Eles desenvolveram um pouco essa capacidade. Porém, não tem nada de câmera fermentativa (intestino e estômago são simples, tem pH estomacal muito ácido e bom para digerir carnes, dentição não é adaptada e outras coisas mais) e também não obtém vitamina D pela exposição ao sol (isso é uma característica de carnívoros). Essa vitamina, para eles, tem que vir da alimentação ou suplementação. Eles podem tomar a quantidade de sol que puder que tal vitamina não é obtida e nem assimilada. Onívoros e herbívoros conseguem obtê-la através da exposição ao raios UVB. Já em relação aos gatos, tudo isso relatado de digestão para os cachorros é pior. Deixando claro que os requerimentos de diversos nutrientes para os gatos, principalmente, e cachorros estão presentes em tecidos animais. Cachorros e gatos não podem receber dietas vegetarianas e/ou veganas devido a vários farores e vamos explicá-los adiante.

2) Consequência da Dieta Vegetariana e/ou Vegana para Cachorros e Gatos:

Uma dieta sem carne para cachorros e gatos implica em várias consequências negativas para o organismo. Dentre elas, podemos citar:

2.1) pH Urinário Inadequado:

Com uma dieta vegetariana e/ou vegana para cachorros e gatos o pH urinário torna-se alcalino (variando de 7-9). Isso faz precipitar fósforo, amônio, cálcio e outros minerais. O que gera predisposição ao animal apresentar cálculos urinários de estruvita ou carbonato de cálcio, plugs e até desenvolver infecções baterianas. Isso é pésimo para a saúde deles. Quem faz dieta vegetariana e/ou vegana para cachorros e gatos tem que tomar cuidado com a urina do animal devido a essa alteração. As vezes tem até que entrar com acidificantes sintéticos de urina, como: vitamina C ou até aminoácidos de origem animal (o que faz perder o caráter vegano da dieta).

2.2) Deficiência de Aminoácidos, Minerais e Proteínas:

Com uma dieta vegetariana e/ou vegana para cachorros e gatos ocorre requerimento de suplementação de alguns aminoácidos importantes, como: L-carnitina, L-leucina, L-cisteína, Lmetionina e L- taurina. O primeiro e último estão presentes exclusivamente em carnes. Há também necessidade de maior suplementação de ferro, fósforo e zinco. Isso se dá, pois tais minerais estão em vegetais que os cachorros e gaots tem muita dificuldade de digerir e assimilar. Por isso ao fornecer dieta vegetariana e/ou vegana para cachorros e gatos muitas vezes temos que suplementar tais minerais. Essa dieta caso seja instituída de modo contínuo pode gerar hipoproteinemia (queda de proteína no sangue). Mesmo se nós tomarmos todo o cuidado e trabalharmos com várias combinações de grãos, mesmo os pré fermentando (para aumentar a digestibilidade dos mesmos), triturando os grãos (aumentar a superfície de contato e facilitar a digestão), associando cogumelos, levedo de cerveja, algas, nozes, grão de bico e outras coisas mais. Vemos essa alteração (hipoproteínemia) nos exames comparativos de cachorros e gatos que recebem essas dietas. Muitas vezes não conseguimos manter um nível adequado de proteína devido as fontes das mesmas serem de origem vegetal e não animal.

Por outro lado, quando damos carnes e miúdos aos cães não há preocupação em relação aos aminoácidos. Já que todos serão fornecidos através das dietas.

2.3) Alta Carga Glicêmica:


Devemos tomar cuidado com a alta carga glicêmica que a dieta vegetariana e/ou vegana para cachorros e gatos possui.

Dieta vegetariana e/ou vegana para cachorros e gatos possui alta carga glicêmica, pois a maior parte das fontes de proteínas e aminoácidos vem de grãos e cereais, como: arroz, lentilha, grão de bico, quinoa, aveia e outras mais. Inevitavelmente terêmos um pico de glicose e insulina no sangue, devido a essa carga glicêmica e isso não é saudável para os cães e gatos. Gera inflamação, obesidade, diabetes, pancreatite e outras coisas mais.

São animals que não foram feitos para receber muitos carboidratos. Essa dieta vegetariana e/ou vegana para cachorros e gatos é como se déssemos carne para um cavalo. É muito longe do alimento ideal para ele, apesar de sempre haver compensações metabólicas, ou seja, o corpo trabalha e tenta se adaptar a dieta inadequada.

2.4) Deficiência e não aproveitamento de Ômega 3 de Origem Vegetal:


Na foto temos um Krill. Ótima fonte de ômega 3 de origem animal para cachorros e gatos.

Os ômegas 3 de origem vegetal tem aproximadamente 8-10% de aproveitamento pelo corpo do cão e do gato. O que é muito baixo (digestibilidade muito baixa). Isso acontece, pois eles não tem as enzimas necessárias para transformar os ômegas 3 de origem vegetal para a forma ativa dos mesmos: EPA e DHA. Estes últimos são os de origem animal e o que os pets carnívoros devem realmente consumir. Os ômegas 3 de origem animal são conhecidos como ALA (Alfa linolênico) e estão presentes em alimetos como: chia, linhaça e castanhas. O ALA é a forma inativa e os cachorros e gatos não conseguem ativá-lo para EPA e DHA. Esses ômegas 3 para cachorros e gatos devem vir de fontes animais, como: peixes e krill. Algumas rações vegetarianas e/ou veganas para cachorros e gatos estão colocando o ômega 3 originário de uma alga, mas existem controversas se realmente esse ômega 3 está presente na ração na quantidade que o gato e o cachorro precisa para ficar bem.

2.5) Pior Digestão e Absorção de Minerais devido a presença de Lectina e outros Anti Nutrientes:

Dieta com quinoa, lentilha, ervilha, grão de bico, feijões e outros grãos e cereais tem muita lectina e anti nutrientes (como ácido fítico). Eles atrapalham a digestão e absorção de minerais pelo intestino (fósforo, potássio, cálcio e outros). Isso é um agravante, pois tais minerais já são difíceis de obter pela dieta vegetariana e/ou vegana para cachorros e gatos. Imagina com tais substâncias atrapalhando? Fica ainda pior.

2.6) Administração de muito mais Alimento:


A dieta vegetariana e/ou vegana para cachorros e gatos é muito mais volumosa que a convencional devivo a baixa concentração de calorias dos alimentos presentes nessa primeira opção.

Dieta vegetariana e/ou vegana para cachorros e gatos requer o fornecimento de muito mais alimento, pois a digestibilidade dos ingredientes de origem vegetal para os cães e gatos é extremamente baixa e eles tem que comer mais que o dobro da quantidade caso comessem uma dieta adequada (dieta para carnívoros). A título de comparação: se pegarmos uma golden que se alimenta de dieta vegetariana e/ou vegana e uma outra golden com dieta adequada para carnívoros oportunista teríamos que a primeira receberia, em média, 2 Kg de alimento e a segunda 650 gramas de alimentação natural crua com ossos.

Essa diferença é mais de o triplo do volume, pois eles não conseguem assimilar os nutrientes. Mesmo ao fazermos 3-4 refeições por dia e ao triturarmos tais ingredientes para melhorar a absorção. Como na dieta vegetariana e/ou vegana o pet come muitos ingredientes de origem vegetal, a quantidade de fibra é enorme e, consequentemente, o volume das fezes também. Além dessa grande quantidade de fibras, que resulta no aumento do volume de fezes, como a digestibilidade dos nutrientes é muito baixa, o animal acaba eliminando boa parte do alimento como fezes por não ocorrer absorção adequada dos mesmos fazendo com que gera muito mais resíduos. Por isso essa dieta é insustentável para o cachorros e gatos no longo prazo.

2.7) Presença de Soja na Composição:


Imagem do glifosato: pesticida muito comum utilizado nos cultivos de plantas aqui no Brasil. Causa inúmeros malefícios para a saúdeo de cachorros, gatos e humanos.

Dieta vegetariana e/ou vegana para cachorros e gatos geralmente oferecemos soja como fonte protéica. Isso é complicadíssimo. Devemos tomar muito cuidado, pois esse vegetal possui efeito estrogênico (imita a ação desse hormônio e pode interferir no eixo endócrino do cão e do gato. O que gera prejuízos hormonais e deficiências reprodutivas), é um alimento na maioria das vezes transgênico (no Brasil a soja tem resíduo/contaminação por glifosado que, por sua vez, altera a microbiota intestinal e aumenta a chance de desenvolvimento de linfoma em humano (é uma substância cancerígena)), tem difícil digestão (possui muitos anti nutrientes e gera muitos gases nos Pets), a soja também é goitrogênica (pode interferir na tireóide do cachorro e também na do gato) e é de difícil digestão para os pets.

2.8) Dieta Vegetariana e/ou Vegana para Cachorros e Gatos possui Balanceamento Nutricional Inadequado:

É extremamente difícil balancear uma dieta sem carne para cachorros e gatos. Só para você ter ideia de 24 rações vegetarianas e/ou veganas para pet nos Estados Unidos da América (EUA), somente 50% supriam o mínimo de aminoácidos requeridos para dieta dos cães. O que é muito baixo. Além disso, apenas 2 de 12 rações vegetarianas para cães e gatos na europa eram balanceadas.

A análise de 2 rações para gatos nos EUA (uma seca e a outra úmida) evidenciou falta de proteína, falta de aminoácido, baixa taurina (muito perigoso para os gatos), falta de ácido araquidônico (ômega 6), falta de vitamina A, B6, B12, proporção incorreta de cálcio e fósforo (na ração encontrou 0,2 de cálcio para 1 de fósforo. O mínimo de cada mineral é a proporção de 1 para 1) e excesso de selênio (ruim para o fígado). Isso era uma ração que se dizia completa para todos os estágios da vida. Imagina um gato filhote (animal em crescimento) alimentando-se dessa ração? Terá muitos problemas nutricionais e de desenvolvimento.

É bem complicado balancear adequadamente uma ração vegetariana e/ou vegana para cachorros e gatos. E estamos falando de formuladores profissionais (industriais), ou seja, essas rações desbalanceadas foram feita por veterinários que utilizam programas (softwares de nutrição para balancear dietas). Nessas formulações existem “metas” nutricionais a serem seguidas e há quantificação das mesmas. Imagina nós em casa fazendo isso (dieta vegana e/ou vegetariana)? É arriscado colocarmos a saúde do animal em jogo.

Muita gente oferece dietas e rações veganas e/ou vegetarianas para cachorros e gato que, na verdade, não são balanceadas e adequada para eles. Esses produtos apenas foram lançadas no mercado e não foram submetidas a testes independentes para ver adequação quanto aos aminoáidos, vitaminas e minerais presentes na sua formulação. Fora que muitas pessoas dão essa dieta sem suplementação e orientação de um médico veterinário. Isso se deve ao fato de que mesmo alimentando o animal da maneira incorreta, uma deficiência nutricional não mostrará alterações rápidas de serem notadas e o animal continuará clinicamente bem. As alterações de desbalanço nutricional serão percebidas após meses comendo essa dieta. Animais que seguem dietas não convencionais devem ser acompanhados de perto através de exames: 3 em 3 ou de 6 em 6 meses. Os resultados desse tipo de dieta vegetariana e/ou vegana para cachorros e gatos não são adequados: tanto clinicamente quanto em termos de exames laboratoriais. Faz parte de ter um gato e um cachorro respeitar quem são essas espécies. Apesar de ser muito legal o vegetarianismo ou o veganismo, pois trás bastante consciência sobre o estilo alimentar atual, devemos ter muito cuidado ao estender essa filosofia para cães e gatos, pois são metabolicamente carnívoros. Se gostou desse conteúdo conheça nosso canal do YouTube! Lá postamos inúmeros conteúdos para realmente ajudar você, seu Pet e toda sua família! CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PULGAS E CARRAPATOS EM CACHORROS E GATOS. TUDO QUE VOCÊ TEM QUE SABER E FAZER PARA ACABAR COM ELAS!

COMO ESCOLHER A MELHOR RAÇÃO PRO MEU CACHORRO OU PRO MEU GATO?

AVES ARRANCANDO AS PRÓPRIAS PENAS. SAIBA TUDO SOBRE ESSE COMPORTAMENTO. É COMUM?