POR QUE CASTRAR MEU CACHORRO?


Por que castrar o meu cachorro?


  Você já deve ter recebido diversas recomendações de veterinários para fazer a castração do seu animalzinho de estimação, mas com certeza muitas dúvidas sobre este assunto podem ter surgido, tipo: 

- Por que eu deveria autorizar uma cirurgia de castração no meu cachorro saudável? Não estou correndo um risco “desnecessário?”
- Por que é tão bom que o meu cachorro seja castrado? 
-Isso não é uma manobra profissional para me convencer a realizar um procedimento de maior custo? 
 -Meu cachorro vai perder a masculinidade? ou então:
-Meu cachorro vai ficar obeso?

  Essas dúvidas são comuns, é natural que você esteja preocupado em fazer o melhor para o seu pet, e estamos com você! E pensando no bem estar e saúde animal, hoje vamos explicar os benefícios da castração para esclarecer o porque este procedimento é tão recomendado pelos profissionais da clínica veterinária.    



O que é a castração?

  A castração é a retirada cirúrgica dos órgãos reprodutivos de fêmeas (útero e ovários) e nos machos (testículos). 
 A retirada dos testículos ou útero/ovário é suficiente para reduzir o risco de patologias futuras do sistema reprodutivo de machos e fêmeas respectivamente. Pois nos testículos e ovários são onde se encontram células produtoras de hormônios.  Mais a frente, explicaremos mais sobre isso!
  A castração é considerada um procedimento eletivo (programado). É claro que toda intervenção cirúrgica está sujeita a complicações, mas devemos pensar no cenário global da medicina veterinária. Atualmente, existem diversos profissionais preparados, com equipamentos de última geração, protocolos anestésicos muito mais seguros, profissionais capacitados para atender de forma responsável os pacientes, além de que este é procedimento rotineiro na clínica veterinária de pequenos animais.

Quais são os benefícios da castração de cachorros?

São vários os benefícios da castração de cachorro, alguns são esses abaixo:
- Elimina em 100% o risco de infecções uterinas como a piometra (na fêmea);
- Previne o desenvolvimento de neoplasias do sistema reprodutivo, que são em sua grande maioria hormônio - dependentes (existem inclusive estudos que comprovam uma redução de 50% de chance de uma fêmea desenvolver tumores mamários depois da castração. Quando realizada antes do primeiro cio, a castração pode aumentar a prevenção em até 100%, ou seja, risco próximo de zero de uma fêmea desenvolver futuramente uma neoplasia mamária);
- Reduz o volume prostático (a próstata nos cães pode começar a apresentar aumento a partir de 4 a 5 anos de idade, provocar compressão de parte do intestino grosso, dor e constipação);
- Melhora o comportamento animal, reduzindo a ansiedade, agressividade, marcação de território, comportamento sexual e a possibilidade de fugas e brigas com outros animais. Essa alteração de comportamento pode ser notado na prática da clínica veterinária, mas pode não ocorrer em 100% dos casos.
-Controle populacional - Ponto importante, o qual representa a responsabilidade sócio ambiental de cada tutor, pois a reprodução descontrolada significa muitas vezes, animais sem donos que são abandonados na rua e perpetuam a reprodução descontrolada. Outro ponto é que esses animais abandonados podem se tornar um reservatórios de doenças zoonóticas como Leishmaniose, raiva e verminoses (giárdia).
Como vemos as vantagens são inúmeras. Assim nos garante bons motivos para autorizar o procedimento.

Possíveis desvantagens da castração de cachorro?

-Alteração no crescimento - A castração precoce antes da maturidade sexual e liberação de hormônios essenciais ao crescimento dos cachorros pode causar alteração da aparência adulta, como por exemplo deixar o macho castrado com aparência menos masculina, além de poder ficar mais alto e com o corpo mais fino na largura em relação a um animal semelhante não castrado.
-Lesão em órgão importantes como fígado e rim. Problemas desse tipo podem ser causados em procedimentos que usam anestésicos de baixa qualidade e não tão seguros, situação que geralmente ocorrem em procedimentos anestésicos e cirúrgicos (muito baratos).
-Obesidade - Existem alguns questionamentos acerca da castração e obesidade que alguns pacientes apresentam depois do procedimento, mas não existem comprovações científicas quanto a esta correlação. O que pode acontecer é uma mudança comportamental, ao ficarem mais quietos estão propensos ao sedentarismo. Essa condição pode ser facilmente ajustada com uma dieta equilibrada e rotina adequada de exercícios físicos, o que pode ainda se transformar em estímulo para você sair da preguiça e ter uma vida mais saudável. 

Uso de anticoncepcionais em cachorro, pode?


Você pode estar pensando: para as fêmeas, não seria possível o uso de anticoncepcionais como método contraceptivo?
A grande questão na veterinária é que não estamos falando apenas de contracepção, mas sim, de doenças com base hormonal. Infecções uterinas acontecem por causa de um desequilíbrio de hormônios, frequentemente relacionado com a presença de cistos ovarianos, que aumentam a atividade secretória do endométrio através da progesterona. Medicações anticoncepcionais atuam exatamente com ativos hormonais, provocando então o mesmo desequilíbrio. O resultado é o acúmulo anormal de conteúdo no útero que fica com o volume aumentado dentro do abdome. Este líquido pode conter sangue, pus e/ou muco, e o tratamento de eleição, advinhe só! Castração. Antibióticos não são capazes de eliminar toda a secreção uterina, e o que antes poderia ser um procedimento eletivo, se torna um procedimento de urgência, uma vez que o órgão pode se romper, provocar peritonite (inflamação da membrana que reveste as vísceras) e sepse (inflamação generalizada). Em alguns casos em que o acúmulo de líquido é menor, os antibióticos podem até minimizar o quadro, no entanto, pode voltar a ocorrer logo no próximo cio.
A alteração hormonal ativa causada pelo contraceptivo pode causar também estimulo ao desenvolvimento de tumores como o de mama. Pois, esse desbalanço hormonal estimula a replicação de células de forma exacerbada e não apoptose ( morte celular programada).

Por esses motivos o uso de hormônios contraceptivos em cadelas é contra indicado.

Então, a dica é:

 Quando possível, pense em realizar a castração de forma eletiva.
 Não quer que sua fêmea tenha filhotinhos? Castre o quanto antes!

Então que tal começar a pensar sobre o assunto e programar a castração junto ao seu médico veterinário de confiança?
 
 
 
Texto equipe Zoo Médica em parceria com a Dra Thais Leão (Ultrassonografista)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PULGAS E CARRAPATOS EM CACHORROS E GATOS. TUDO QUE VOCÊ TEM QUE SABER E FAZER PARA ACABAR COM ELAS!

COMO ESCOLHER A MELHOR RAÇÃO PRO MEU CACHORRO OU PRO MEU GATO?

AVES ARRANCANDO AS PRÓPRIAS PENAS. SAIBA TUDO SOBRE ESSE COMPORTAMENTO. É COMUM?