Cachorros e Gatos na Primavera: Mais 5 Cuidados Especiais que Você tem que Saber!

Esta imagem mostra um lindo cachorro em um bosque com várias flores de cores diferentes. Mostra o animal bem feliz na estação da primavera
Saiba mais 5 cuidados especiais com cachorros e gatos na primavera.


No artigo passado também falamos sobre cachorros e gatos na primavera. Nele, citamos 5 cuidados especiais que você tem que saber para dar mais saúde e longevidade pro seu pet, conversamos um pouco sobre essa estação do ano citando suas características e também quais os perigos ela apresenta.

Caso queira acessar este artigo, que ficou ótimo e com dicas super simples, basta clicar aqui.

Além dele, produzimos também um vídeo relacionado ao mesmo em nosso canal do YouTube. Deixaremos o link aqui disponível para vocês!

Como essa linda estação do ano já começou e ainda persiste, listaremos aqui mais 5 cuidados especiais para você ter com seu cachorro e gato na primavera. Isso vai evitar sérios problemas de saúde e, consequentemente, dará bem estar para eles!


Mais 5 Cuidados Especiais com Cachorros e Gatos na Primavera:


1) Controle de Pulgas e Carrapatos:

Como a primavera se caracteriza por ser quente, o calor excessivo favorece o ciclo desses parasitas.
Com isso, seu pet poderá pegá-lo com maior frequência. Por esse motivo sempre indicamos que você utilize bons e confiáveis medicamentos contra pulgas e carrapatos. Pois, além de gerar mais bem estar, já que esses parasitas incomodam bastante os animais, evitará também que ocorra transmissão de doenças, pois tais parasitas são vetores de doenças, tais como: erliquiose, babesiose, hemobartolenose e outras. E, por último mas não menos importante, previne a anemia, já que tais parasitas se alimentam do sangue do seu pet.

Quer saber mais sobre pulgas e carrapatos em cachorros e gatos? Clique aqui e saiba mais!


2) Passeios em Vegetações:

Sempre evite grama ou matos que não estão expostas ao sol ou que possuem mais que 10 centímetros de altura.

Como a primavera faz bastante calor e possui vegetação e floração exuberantes, ocorre aumento de pulgas, carrapatos e insetos.
Muitos desses parasitas, principalmente os carrapatos, gostam de ficar a espreita na pontinha da grama para "subir" no seu animal.
Quando seu pet passar pela grama em que este parasita se encontra, o mesmo irá se fixar e continuar seu ciclo de vida.


Carrapato esperando a passagem do cachorro ou gato. O parasita se encontra na ponta da grama para dar continuidade ao seu ciclo biológico.



Além do perigo dos parasitas, o animal também pode adquirir reações alérgicas (devido ao pólen das flores da primavera) e também pegar carrapichos. Os carrapichos, quando instalados, podem causar coceira, embolar o pelo e a solução para isso será a realização de uma tosa baixa.


3) Inspeção dos Animais:

Verifique de modo detalhado todo o corpo do animal sempre que ele voltar de passeios ou viagens. Isso facilita a detecção de feridas, machucados, parasitas (pulgas e/ou carrapatos) e também carrapichos.

Onde você deve olhar? De preferência o corpo todo, mas as regiões mais acometidas são: nas patas, entre dedos da pata, pescoço, virilha, axilas, orelha, cauda e regiões íntimas. 
Ao examiná-las, sempre faça varredura passando a mão contra os pelos para que você veja o couro do seu peludinho.


4) Plantas Tóxicas:

Este é outro problema muito comum de cachorros e gatos na primavera, já que, como já explicamos no artigo, é uma época do ano em que há floração e vegetação exuberante. 

Caso você tenha alguma das plantas que citaremos a seguir, evite deixá-las ao alcance dos pets, ou é melhor não tê-las em seu jardim ou casa.

Algumas plantas tóxicas que podemos citar, são: azaleia, bico de papagaio, comido ninguém pode, crisântemo, dama da noite, lírio e samambaia.

Caso haja algum acidente e seu pet coma algumas dessas plantas, leve-o a um médico veterinário da sua confiança rapidamente, pois quanto mais rápido ocorrer o tratamento sintomático, maiores são as chances dele ficar bem!


Exemplos de plantas tóxicas para cachorros e gatos na primavera.
Alguns exemplos de plantas tóxicas para cachorros e gatos.



Acesse também a segunda parte do nosso vídeo do YouTube em que explicamos mais 5 cuidados especiais.


5) Ajuda do seu Médico Veterinário:

Por último, mas não menos importante, busque sempre orientação do profissional veterinário. Ele irá te ajudar muito nessas horas de dúvidas e incertezas e te orientar da melhor maneira possível.


Então é isso, pessoal.
Espero que tenham gostado do artigo de hoje. No total então nós passamos 10 cuidados especiais que você pode praticar com seu cachorro e gato na primavera. Somando-se este artigo e o passado.

Caso tenham sugestões de temas é só comentar aqui embaixo. 
Não esqueça de compartilhar essa matéria com quem preocupa com a saúde e longevidade dos animais. Informações importantes são sempre bem vindas!


Para saber mais sobre a gente e receber mais dicas, acesse:

Nosso Site (CLIQUE)
Nosso Instagram (SIGA A PÁGINA)
Nosso Blog (CLIQUE)
Nosso Facebook (CURTA A PÁGINA)
Nosso YouTube (SE INSCREVA)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PULGAS E CARRAPATOS EM CACHORROS E GATOS. TUDO QUE VOCÊ TEM QUE SABER E FAZER PARA ACABAR COM ELAS!

COMO ESCOLHER A MELHOR RAÇÃO PRO MEU CACHORRO OU PRO MEU GATO?

AVES ARRANCANDO AS PRÓPRIAS PENAS. SAIBA TUDO SOBRE ESSE COMPORTAMENTO. É COMUM?