Como fazer uma Dieta Caseira (Alimentação Natural) Equilibrada (Balanceada) para Cachorros e Gatos? Quais são os Nutrientes utilizados e suas Funções?

Como fazer uma Dieta Caseira (Alimentação Natural) Equilibrada (Balanceada) para Cachorros e Gatos? Quais são os Nutrientes utilizados e suas funções?

Olá, Pet Amigo, hoje iremos conversar sobre como fazer uma dieta caseira (alimentação natural) Equilibrada (Balanceada) para cachorros e gatos e sobre os nutrientes mais importantes dessas dietas caseiras para pets e suas funções. Conversaremos sobre balanceamento de nutrientes ou balanceamento nutricional. Como proporcionar uma alimentação natural que seja balanceada?

Existem três entidades que determinam e publicam balanceamento nutricional dos produtos industrializados e naturais para cachorros e gatos. São elas: FEDIAF (European Pet Food Industry) (entidade europeia), NRC (National Research Council) e AAFCO (American Association of Feed Control Officials) (órgão americano).

Primeira entidade mencionada: Entidade nutricional europeia FEDIAF.

Segunda entidade que mencionamos: Entidade nutricional NRC.

Terceira entidade que mencionamos: Entidade nutricional americana AAFCO.

De todas as entidades nutricionais que balanceiam as dietas a FEDIAF é a mais exigente. Os mínimos e máximos de nutrientes dela são maiores que as outras. Quando falamos de balanceamento estamos nos referindo aos máximos e mínimos de nutrientes, ou seja, diretrizes normativas de mínimos e máximos de nutrientes que os gatos e cães precisam em todas as suas faixas etárias. Tudo isso é determinado por essas entidades. Elas determinam o quanto de macro e micro nutrientes o fabricante deve garantir no alimento. Seja esse fabricante de ração ou então de alimentação natural. Os macro e micronutrientes que essas entidades postulam mínimos e máximos são: proteína (quais aminoácidos e qual a quantidade dos aminoácidos indicados), gordura, carboidrato, vitaminas e minerais. As informações das entidades nos mostram todas os aminoácidos e sua quantidade que os gatos e cães precisam receber, ácidos graxos, minerais, vitaminas e outras coisas mais. Desse modo você consegue ver se sua dieta caseira para cachorro ou gato está ou não está balanceada.

Lembrando, pessoal, que essas entidades são para os “nerdões” da nutrição e que gostam de aprofundar muito no tema. Para montar dieta caseira para cachorros e gatos saudáveis e até a dieta caseira de tratamento não há necessidade de saber detalhes sobre elas.

1) Quais Nutrientes devem estar presentes na Dieta Caseira (Alimentação Natural) Equilibrada (Balanceada) para Cachorros e Gatos?
Dieta caseira (alimentação natural) para cachorros e gatos.

Os nutrientes que devem estar presentes na alimentação natural para cachorros e gatos são: proteínas, gorduras, carboidratos (carboidratos estes nem que seja em forma de fibra), vitaminas e minerais. Na verdade não existe requerimento para carboidrato na dieta de cães e gatos saudáveis. Isso não foi documentado nas últimas décadas.

1.1) O que tem que ter de Nutriente na Dieta dos Cachorros e Gatos?:

1.1.1) Proteína para Cachorros e Gatos:


Um exemplo de fonte de proteína para Pets.

É o composto mais abundante do corpo e o aminoácido é sua unidade básica. Tem importância estrutural, ou seja, tudo que existe no organimo é feito de proteína. Ela funciona como se fosse o "esqueleto do corpo", ou seja, da suporte para todas as estruturas. É um macronutriente muito importante para cachorros e gatos. A proteína completa, que encontramos nos alimentos de origem animal, tem todos os aminoácidos que o pet precisa para sobreviver.

É importante também no transporte de nutrientes, coagulação sanguínea, na síntese de hormônios, produção de enzimas (várias enzimas. Incluindo as que digerem o alimento) e no sistema imunológico (tal sistema é extremamente dependente de proteína, pois os anti corpos são feitos de proteína) e transporte de medicamentos (a proteína que transporta nutrientes e medicamentos no sangue do pet). É bom dizer que quando o cachorro ou o gato recebe a alimentação natural com as carnes levementes cozidas o seu sistema imunológico funciona melhor e aparece essa melhora nos exames de sangue. Os parâmetros dos animais no exame de sangue ficam melhores. Além disso, essa função imunológica é extremamente importante para os gatos, pois eles são sensíveis a doença de cunho imunológico como as viroses (FIV, PIF e FeLV). Por isso os gatos devem estar muito bem nutridos em termos de proteína.

Para uma proteína ser bem assimilada pelo organismo do cão ou do gato ela tem que ter todos os aminoácidos que eles necessitam. Quanto mais completa, ou seja, mais ela possuir uma proporção de aminoácidos equilibrada mais falamos que a proteína tem alto valor biológico. O valor biológico da proteína então se refere ao quanto a molécula é digerida e aproveitada pelo organismo.

No caso dos ovos, a albumina, presente na clara, tem o maior valor biológico dentre todas as proteínas de origem animal e vegetal. Por isso em muitas dietas acrescentamos esse baita alimento. Além de que, não é somente a clara que tem benefícios. Na gema há anti oxidantes e outros benefícios. Portanto o ovo é a proteína para o cão e gato de maior valor biológico. Isso significa que essa proteína é inteiramente assimilada pelo organismo e muito pouco resíduo é gerado (da pouco trabalho ao rim na formação de compostos nitrogenados: que seria as substâncias protéicas excretadas após metabolização do alimento). Aqui temos uma relação de Alimento Proteico X Seu Valor Biológico: Ovo ---- 100 de valor biológico. Carne de peixe --- 92 de valor biológico. Carne bovina magra --- 78 de valor biológico. Laticíneo --- 78 de valor biológico. Trigo --- 60 de valor biológico. Milho ---- 54 de valor biológico. Glúten de milho --- 40 de valor biológico. Por ser 100 de valor biológico a albumina do ovo entra no organismo e o corpo do gato e do cachorro consegue destinar ela para fazer qualquer função que o organismo precisar, como: produção anti corpos, reparo tecidual, produção de pelagem, síntese de pele, produção de hormônios e outras coisas mais. Ovo é a proteína número 1. Não gera nenhum resíduo para o corpo dos pets eliminar.

Percebam que as de origem vegetal (trigo, milho e glúten de milho) o valor biológico cai muito (salto grande de queda entre as melhores proteínas (origem animal) e as piores (origem vegetal)). Tudo que não é aproveitado das proteínas de origem vegetal, que são incompletas quanto a todos os aminoácidos que os cães e gatos precisam, caberá ao rim eliminá-las. Por isso não é interessante trabalharmos com proteína de origem vegetal na dieta de carnívoros. Isso irá gerar muita sobrecarga renal. Ou seja, quanto melhor o valor biológico da matéria prima da proteína, menor será o dano renal. Por isso rações vegetarianas para cães, que possuem proteína de origem vegetal, geram sobrecargas (resíduos ou “lixos”) renais e não preservam o rim. Elas, na verdade, o danificam. Lembrando que ao se falar em proteínas pensamos automaticamente nos felinos. De todos os aminoácidos, para esses bichanos destacamos a taurina: aminoácido que os gatos necessitam em altas doses. Com o cão não acontece isso, pois ele consegue fabricar a taurina em seu organismo.

1.1.2) Gordura para Cachorros e Gatos:
Carne gorda ou magra: fonte de gordura para Cachorros e Gatos.

Cerca de 60% do cérebro dos cães e gatos é feito de gordura e ela é a principal fonte de energia. Só para você ter uma ideia cerca de 1 grama gera desse macronutriente gera 8,5 Kcalorias. Isso é o dobro que 1 grama de proteína ou carboidrato geraria. A gordura é muito mais energética.

Na dieta selvagem dos gatos eles consomem de 36-40 % ou até mais de gordura. A dieta natural deles é bem gordurosa. As gorduras, tanto para cachorros quanto para gatos, são importantíssimas. Contudo, atualmente são temidas pelas pessoas (o que não tem fundamento, pois esse macronutriente é excelente). Não podemos deixar a lipofobia atingir a nutrição dos cães e também a nossa! Por terem crescidos e sobrevividos como carnívoros, acabam ingerindo grande quantidade de gordura de origem animal e que é sempre do tipo saturada. É essa mesma gordura que sempre fomos treinados a temer nos anos 70-80 na qual todas as doenças crônico degenerativas foram responsabilidade da gordura. E hoje isso está sendo revisto e relatado que a gordura não é o problema para nós, seres humanos. E muito menos nos cães e gatos que evoluíram comendo esse nutriente.

É bom sempre dizer que cães e gatos possuem o metabolismo diferente do nosso em relação a gordura. Não possuem entupimento de vasos sanguíneos por gordura (ateroma), cão dificilmente infarta e não necessita de ponte de safena. Esse é outro motivo de não devemos privar a dieta deles de gordura devido aos nossos receios. Caso contrário, a deficiência desse macronutriente irá gerar perda de várias funções. O metabolismo deles para gordura é muito bom e eficiente para lidar com gordura.

A gordura no corpo de cães e gatos tem várias funções: Confere sabor ao alimento e a dieta, é metabolicamente neutra (não eleva as taxas de glicose no sangue (não gera pico de glicose)), possui digestibilidade superior a 90%, utilizada no transporte de vitaminas A, D, E e K (todas vitaminas lipossolúveis. Tais vitaminas são dependentes de gordura para serem assimiladas pelo organismo), fornecem os ácidos graxos (ômega 3, presente na sardinha, e ômega 6 do ácido araquidônico que é muito importante para o gato e cão e está presente na gordura do frango), fornece proteção contra frio (isolante térmico), proteção contra choques mecânicos (gera amortecimento), síntese de hormônios e são constituintes de todas as células (todas as células tem uma membrana lipídica por onde os elementos e substâncias entram e sai das células. Essa membrana faz a comunicação entre as células acontecer. Por isso é importante o animal ter uma membrana lipídica fluida e compostas de gorduras saudáveis).

Todas as células do corpo, independente de sua função, possui uma bicamada lipídica (estrutura em amarelo). Esse é um dos motivos das gorduras serem essenciais para cachorros e gatos.

Por todos esse motivos é essencial a gordura ser de boa qualidade: que não seja gordura trans ou hidrogenada e sim uma gordura saudável e de excelente fonte como óleo de coco (ótimo combustível para o cérebro, tem ação viricida, melhora a imunidade, melhora a pelagem (evita queda de pelo e o deixa-o mais macio e brilhante. Principalmente cães e gatos de pelos escuros). O óleo de coco é fonte de gordura saturada, mas as dietas de cães e gatos são compostas por grandes quantidades de gordura saturada. São animais que lidam muito bem adaptados para esse tipo de gordura. Em cães e gatos não tem problema trabalharmos com pequenas quantidades de óleo de coco. Gorduras estas que não sejam facilmente oxidadas. Relatamos tudo isso, toda gordura que o animal ingerir será utilizada para formação dessa membrana das células. Uma célula que não tem uma membrana lipídica fluida pode ficar com retenção de elementos, inchada ou não funcionar adequadamente.

1.1.3) Carboidrato para Cachorros e Gatos:
Batata: fonte clássica de carboidrato para cachorros e gatos.

Os carboidratos são fontes de energia (calorias) principalmente para os cachorros. A fonte de energia para o gato não deve ser o amido e sim a proteína e a gordura, ou seja, a carne. Eles realizam um processo chamado gliconeogênese, que transformaa a proteína e gordura em carboidrato. Foi assim que eles evoluíram para ter seu substrato e alimentação. Quando pensamos nos cachorros acabamos incluindo alimentos que fornecem carboidratos na dieta caseira deles, como: amido (batata doce e arroz integral, por exemplo, para diminuir um pouco o teor de proteína da dieta e ter a energia vinda de um macronutriente que é um pouco mais neutro e também para baratear a dieta. Porém, toda alimentação natural para cães tem fibras e elas fazem parte do amplo universo dos carboidratos) Quando pensamos nos felinos os carboidratos não estamos falando de somente arroz, batata, banana e outros semelhantes utilizados na dieta dos cachorros. Esse tipo de alimento na alimentação o gato não se faz necessário. É melhor até não dar esse tipo de carboidrato ou amido para seu gato. Estamos aqui nos referindo as fibras para os gatos como fonte de carboidrato. Essa sim é a finalidade do uso dos carboidratos na dieta dos gatos. As fibras, tanto para gatos quanto para cachorros, fornece saúde intestinal, controla a taxa de gordura no sangue (já que a fibra é fermentada e as bactérias residentes fazem geração de ácidos graxos voláteis através delas. Tudo isso beneficiam a mucosa intestinal, as células intestinais, as próprias bactérias, o sistema imunológico do animal, controlam também os triglicérides e mau colesterol e ajudam a diminuir os problemas de bolas de pelos dos gatos. Elas são muito bem vindas. Alguns exemplos de fibras para cães e gatos: brócolis, vagem, beterraba e outros em pequena quantidade.

Os carboidratos entram na alimentação natural crua sem ossos e cozida como fonte de calorias e fornecem fibras para saúde intestinal e

As fibras podem ser solúveis ou insolúveis. Nós separamos para ser mais didático. Contudo, geralmente os alimentos que contém fibras possuem os dois tipos de fibras e em proporções diferentes Fibras solúveis: são aquelas que fermentam (bactérias intestinais trabalham essa fibra), são prebióticas (favorecem a população microbiana que reside no intestino, ou seja, já que são fermentadas pelas bactérias são consideradas o adubo das bactérias intestinais) e controlam quadros de diarreia. Esse tipo de fibra, a solúvel, puxa a água formando melhor o bolo fecal. Nesse caso, podemos usá-las de maneira estratégica. Elas puxam água e controlam a diarreia por manter o bolo mais bem formado e mais compacto. Exemplos de fibras solúveis, são: fibra da aveia, aspargos e ervilhas.

Exemplos de fibras solúveis e insolúveis.

Fibras insolúveis: as insolúveis (não fermentam e aliviam a constipação. Exemplo: Folhas (rúcula, agrião e outras) e abóbora. Elas são as vassouras que varrem o intestino e promove abrasão mecânica bem vinda e que auxiliam na eliminação de toxinas e jogam fora o que não será utilizado. Não são digeridas, ou seja,
passam direto pelo trato gastro intestinal e vão fazendo uma ação mecânica na mucosa. Exemplo: folhas (agrião, espinafre, couve manteiga e outras folhas) e abóboras. Podemos utilizar essas fibras também em pó.

1.1.3) Vitaminas para Cachorros e Gatos:


Fontes de vitaminas e minerais para cachorros e gatos.


A dieta tem que ter fontes naturais de vitaminas (a maior parte das vitaminas vem realmente da dieta). Pode ser que adicionamos suplementação das mesmas na dieta, ou seja, as vezes se faz necessário suplementá-las.

São co-fatores em todos os processos fisiológicos existentes, ou seja, tudo que acontece no organismo exige a participação das vitaminas. Elas fazem os processos metabólicos acontecerem de maneira rápida, melhor e fácil.

Existem as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis e nós devemos fornecer os dois grupos para os pets: hidrosolúveis e lipossolúveis.

As vitaminas hidrossolúveis são as todas as vitaminas do complexo B e vitamina C. São solúveis em água e não acumulam no organismo. São eliminadas constantemente pela urina.

As vitaminas lipossolúveis são as vitaminas K (importante para coagulação sanguínea e saúde óssea), E (super anti oxidante e ótimo para o sistema imunológico), D (é na verdade um hormônio e importante para todas as células, tem ação imunológica, ação importante no metabolismo óssea) e A (importante para a pele, visão e outras coisas mais). Todas são armazenadas no tecido adiposo (tecido gorduroso do corpo).

1.1.4) Minerais para Cachorros e Gatos:

Assim como as vitaminas, os minerais também estão presentes em processos fisiológicos.

Participam da síntese de processos fisiológicos, produção de hormônios, coagulação sanguínea, muita importância estrutural (o esqueleto é feito de cálcio e outros minerais), equilíbrio ácido bases (regulação do pH do sangue e urina são feitas pelos minerais).

Os minerais essenciais para os cães e gatos, são: cálcio, fósforo, selênio, cloro, cobre, sódio, potássio, zinco, magnésio, manganês, ferro e iodo.

Não são sintetizados (fabricados) pelo corpo. O que difere das vitaminas, pois algumas, como: Vitamina C, vitamina K (no intestino) e algumas do complexo B (como a B12 também fabricada no intestino). Já que nenhum mineral é fabricado pelos cães e gatos todos devem vir da dieta. Por isso é inaceitável nós fornecermos uma dieta a base de arroz, frango e cenoura (dietas caseiras muito simples). Nela não há fósforo, selênio, ferro, iodo, magnésio, cobre (já que não tem fígado) e zinco. Quem oferece uma dieta dessa maneira está privando gravemente o animal de minerais (ele terá deficiências nutricionais). Ele iniciará hábitos aberrantes, como: comer fezes, comer parede, tijolo ou até terra para reaver essas deficiências.

Os minerais: iremos suplementar cálcio em muitas das dietas. A dieta tem que ter fontes naturais de minerais (a maior parte dos minerais vem realmente da dieta). Pode ser que adicionamos suplementação das mesmas na dieta, ou seja, as vezes se faz necessário suplementá-las.

1.1.5) Outros Nutrientes para Cachorros e Gatos:

Mais de 60% do corpo de cachorros e gatos é composto por água.

Água: valiosíssima (principalmente para gatos) e encontramos cerca de 7 vezes mais água na alimentação natural (dieta caseira equilibrada) do que na dieta seca (não encontramos água em boas quantidades na ração seca). Isso é muito benéfico para saúde dos cães e gatos e previne problemas urinários (previne formação de cálculos, infecções de bexina e renais) e favorece o coração (já que tudo que melhora a circulação melhora também o coração). Se você der alimentação natural para eles, como ela é rica em água, eles irão beber muito menos líquido e a urina ainda sairá clara. A água presente nos alimentos é importante para digestão dos próprios alimentos no interior do pet, importante também para a saúde renal e urinária.

Probióticos: são as “bactérias do bem” (os lactobacillos que favorecem a saúde intestinal e o sistema imunológico). Os probióticos estão presentes nos iogurtes de boa qualidade ou kefir de leite, qualhada de boa qualidade, chucrute e vegetais fermentados (repolho fermentado ou sour crowd). Todos fornecem boas bactérias intestinais o que gera boa saúde intestinal. Hoje já sabemos que o maior órgão do sistema imunológico é o intestino. Ele representa cerca de 70-80% do sistema de defesa do cachorro e do gato. Toda essa quantidade do sistema imunológico (tecido linfóide associado ao intestino ou GALT) está presente nesse órgão, ou seja, “mora” nele. Caso cuidemos bem do intestino do pet e se ele tiver uma população bacteriana variada, equilibrada e em grande quantidade o sistema imunológico funciona melhor, os alimentos são mais bem digeridos e, consequentemente, mais bem assimilados pelo organismo. A parte cognitiva, índole e comportamento também melhoram. Existem então um segundo cérebro que mora no intestino.

O ideal é até alimentarmos nossos pets sem resíduos de pesticidas que interferem diretamente nesse microbioma como glifosato e sem abusar de antibiótico, corticoides e vermífugos (remédio de verme)).

Além dos probióticos, existem os prebióticos que são os “adubos” ou “alimento” dessas bactérias. Elementos similares a fibras presentes em: bananas, farinha de banana verde, alho, aspargos e outras que as bactérias intestinais fermentam e absorvem os ácidos graxos voláteis beneficiando as bactérias e as células intestinais. É como se o probiótico fosse a bactéria propriamente dita e o probiótico o alimento ou adubo para tais bactérias florecerem. São substâncias semelhantes a fibras que as bactérias do intestino fermenta e que vão “alimentar” os probióticos (bactérias benéficas e maléficas a saúde) através da geração de ácidos graxos voláteis. Alimenta também as células intestinais). Brócolis, aspargos, batata yacon (batata do diabetico, pois tem baixíssimo índice glicêmico) e repolho são ótimas fontes de prebióticos. Fitoquímicos: Exemplos: licopeno (presente no tomate e caqui), luteína (presente na gema do ovo e muito importante para a visão), antocianinas (presente no blueberry (também conhecido como mirtilo), casca da jabuticaba, casca da berinjela), brócolis e outros vegetais são fontes de fitoquímicos. Os glicosinolatos são também fitoquímicos e tem função de anti câncer no organismo. Todas as substâncias classificadas como fitoquímicos retardam o processo de envelhecimento dos cães e gatos e a incidência de doenças crônico degenerativas incluindo o câncer. Diminuem também o dano oxidativo que a poluição na água e no ar acarretam. São os anti oxidantes presentes em vários tipos de alimentos.

Os fitoquímicos não são essenciais a saúde, mas dão grande auxílio para prevenir doenças crônicos degenerativas, reduzir a taxa de envelhecimento dos animais e outras coisas mais. Eles defendem o animal dos insultos das toxinas, poluição, estresse e insultos ambientais. Todos esses itens que classificamos como outros nutrientes de cachorros e gatos geralmente não estão presentes nas rações convencionais. Isso ocorre, pois os probióticos não resistem ao processamento e armazenamento da ração feito por 1-2 anos fora da geladeira que é a data de validade do produto. Já os fitoquímicos são substâncias frágeis e não resistem a tal processamento. Esses são os grandes trunfos e vantagens de oferecer alimentação natural preparada em casa.

Podemos concluir então que esses outros nutrientes que irão proteger a saúde de danos oxidativos e de envelhecimento precoce por muitos deles terem anti oxidantes. Espero que tenham gostado do artigo de hoje. Não se esqueçam de se inscrever em nosso canal do YouTube e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos por lá! CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PULGAS E CARRAPATOS EM CACHORROS E GATOS. TUDO QUE VOCÊ TEM QUE SABER E FAZER PARA ACABAR COM ELAS!

COMO ESCOLHER A MELHOR RAÇÃO PRO MEU CACHORRO OU PRO MEU GATO?

AVES ARRANCANDO AS PRÓPRIAS PENAS. SAIBA TUDO SOBRE ESSE COMPORTAMENTO. É COMUM?